Por que os democratas estão defendendo o desperdício, a fraude e o abuso do governo
O partido do bom governo costumava exigir reformas, mas agora se opõe a elas

WASHINGTON, DC - 04 DE FEVEREIRO: O deputado Jamie Raskin (D-MD) discursa ao lado da deputada Maxine Waters (D-CA) durante o comício We Choose To Fight: Nobody Elected Elon no Departamento do Tesouro dos EUA em 04 de fevereiro de 2025 em Washington, DC. (Foto de Jemal Countess/Getty Images para MoveOn)...
O presidente Donald Trump está causando uma crise constitucional ao eliminar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e dar a Elon Musk acesso a registros confidenciais do Tesouro, dizem a mídia e os democratas. O povo americano não elegeu Musk, disseram os democratas em um comício na sexta-feira, onde alguns membros da Câmara foram impedidos de entrar no Departamento de Educação. Um juiz restringiu na sexta-feira o acesso da equipe de Musk aos registros do Tesouro. Trump ontem, em uma entrevista com Bret Baier da Fox, disse que Musk logo começaria a buscar eficiências nos Departamentos de Defesa e Educação. Como tal, o que está acontecendo é uma “crise constitucional”, disse o deputado Jamie Raskin no Meet the Press, onde ele ameaçou uma ação coletiva em nome do povo americano.
Mas não há crise constitucional. O povo americano elegeu Trump como presidente, e ele, não o Congresso, exerce autoridade sobre todas as agências do poder executivo, incluindo a USAID, o Departamento de Educação, o Departamento de Defesa e o Departamento do Tesouro. Trump tem autoridade constitucional clara para auditar as finanças supervisionadas pelo Tesouro e todas as outras agências, e isso inclui atribuir essa auditoria a quem ele escolher. A Constituição concede ao Congresso deveres de supervisão, mas esses poderes não incluem que os membros tenham permissão para entrar em qualquer edifício do poder executivo quando quiserem.
Fonte: Alex Gutentag e Michael Shellenberger
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.