R$ 1,2 milhão para Nova Odessa investir em segurança
Município reforçará monitoramento e integrará Centro de Inteligência

Na última quinta-feira (21), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) em Campinas, foi anunciado que cada uma das 20 cidades da região receberá R$ 1,2 milhão do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para investimentos em segurança pública. O vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda, conhecido como Mineirinho, representou o prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) no encontro.
Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos e tecnologias voltados para o fortalecimento da segurança nos municípios. Em Nova Odessa, o investimento será aplicado na ampliação da “muralha digital”, um sistema de monitoramento por câmeras que visa aumentar a capacidade de vigilância e resposta das forças de segurança locais.
Mineirinho destacou a importância do aporte financeiro:
“Toda ação que aumente a capacidade de vigilância do nosso policiamento é muito bem-vinda, porque aumenta também a segurança da nossa população. E vamos continuar investindo, porque na nossa gestão Nova Odessa foi considerada a 3ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, mas queremos ser a primeira nesse ranking.”
Além do repasse financeiro, o presidente do CD-RMC e prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou a criação do Centro de Inteligência Metropolitana de Segurança Pública (CIM). Este será o primeiro órgão do gênero no país, integrando as Guardas Municipais das 20 cidades da região para compartilhamento de informações em tempo real, planejamento de operações conjuntas e fortalecimento das forças de segurança. O CIM deverá ser inaugurado em abril e funcionará em uma sala exclusiva dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Municipal de Campinas.
Dário Saadi ressaltou a relevância da iniciativa:
“Pela primeira vez, nós vamos ter um centro de informações de inteligência metropolitana para segurança que, além de compartilhar informação em tempo real, vai definir estratégias de segurança conforme a demanda dos municípios envolvidos.”
A criação do CIM é resultado de debates contínuos entre os secretários municipais de Segurança das 20 cidades, realizados no âmbito da respectiva Câmara Temática. O centro contará com um núcleo de informação para compartilhamento de dados em tempo real, planejamento de operações conjuntas para coibir crimes, fortalecimento das Guardas e das forças de segurança, além da criação de forças-tarefa conforme a necessidade de cada cidade.
Com essa medida, os gestores terão uma visão ampla da segurança na RMC e poderão dar respostas mais rápidas a crimes e emergências, com o objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança.
Além da implementação do CIM, outros temas foram abordados no encontro, como a modernização tecnológica do Sistema de Videomonitoramento e a estruturação das bases operacionais da Defesa Civil nos municípios para integração com o Centro de Operações de Emergência (COE) estadual. Foram também discutidos projetos regionais com e sem participação de recursos do Fundocamp.
Na área de segurança pública, Nova Odessa tem se destacado por investimentos contínuos. No final de 2024, o município adquiriu duas novas motocicletas zero quilômetro para a Guarda Civil Municipal (GCM), que já estão em operação realizando o “motopatrulhamento” em toda a cidade. Essas ações contribuem para a manutenção de Nova Odessa entre as cidades mais seguras do estado.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) é composta por 20 municípios e tem se consolidado como uma área de intensa cooperação intermunicipal. A criação do CIM e o investimento em segurança pública refletem o compromisso dos gestores em promover a integração e o desenvolvimento regional, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
A expectativa é que, com a implementação dessas iniciativas, a RMC fortaleça sua capacidade de prevenção e resposta a incidentes de segurança, servindo como modelo para outras regiões metropolitanas do país.
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.