março 24, 2025 | by Ronaldo dos Reis

Na última quinta-feira (21), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) em Campinas, foi anunciado que cada uma das 20 cidades da região receberá R$ 1,2 milhão do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para investimentos em segurança pública. O vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda, conhecido como Mineirinho, representou o prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) no encontro.
Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos e tecnologias voltados para o fortalecimento da segurança nos municípios. Em Nova Odessa, o investimento será aplicado na ampliação da “muralha digital”, um sistema de monitoramento por câmeras que visa aumentar a capacidade de vigilância e resposta das forças de segurança locais.
“Toda ação que aumente a capacidade de vigilância do nosso policiamento é muito bem-vinda, porque aumenta também a segurança da nossa população. E vamos continuar investindo, porque na nossa gestão Nova Odessa foi considerada a 3ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, mas queremos ser a primeira nesse ranking.”
Além do repasse financeiro, o presidente do CD-RMC e prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou a criação do Centro de Inteligência Metropolitana de Segurança Pública (CIM). Este será o primeiro órgão do gênero no país, integrando as Guardas Municipais das 20 cidades da região para compartilhamento de informações em tempo real, planejamento de operações conjuntas e fortalecimento das forças de segurança. O CIM deverá ser inaugurado em abril e funcionará em uma sala exclusiva dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Municipal de Campinas.
“Pela primeira vez, nós vamos ter um centro de informações de inteligência metropolitana para segurança que, além de compartilhar informação em tempo real, vai definir estratégias de segurança conforme a demanda dos municípios envolvidos.”
A criação do CIM é resultado de debates contínuos entre os secretários municipais de Segurança das 20 cidades, realizados no âmbito da respectiva Câmara Temática. O centro contará com um núcleo de informação para compartilhamento de dados em tempo real, planejamento de operações conjuntas para coibir crimes, fortalecimento das Guardas e das forças de segurança, além da criação de forças-tarefa conforme a necessidade de cada cidade.
Com essa medida, os gestores terão uma visão ampla da segurança na RMC e poderão dar respostas mais rápidas a crimes e emergências, com o objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança.
Além da implementação do CIM, outros temas foram abordados no encontro, como a modernização tecnológica do Sistema de Videomonitoramento e a estruturação das bases operacionais da Defesa Civil nos municípios para integração com o Centro de Operações de Emergência (COE) estadual. Foram também discutidos projetos regionais com e sem participação de recursos do Fundocamp.
Na área de segurança pública, Nova Odessa tem se destacado por investimentos contínuos. No final de 2024, o município adquiriu duas novas motocicletas zero quilômetro para a Guarda Civil Municipal (GCM), que já estão em operação realizando o “motopatrulhamento” em toda a cidade. Essas ações contribuem para a manutenção de Nova Odessa entre as cidades mais seguras do estado.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) é composta por 20 municípios e tem se consolidado como uma área de intensa cooperação intermunicipal. A criação do CIM e o investimento em segurança pública refletem o compromisso dos gestores em promover a integração e o desenvolvimento regional, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
A expectativa é que, com a implementação dessas iniciativas, a RMC fortaleça sua capacidade de prevenção e resposta a incidentes de segurança, servindo como modelo para outras regiões metropolitanas do país.
View all