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Radar entra em operação na SP-304 em Santa Bárbara

novembro 4, 2025 | by Ronaldo dos Reis

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Novo aparelho fixo no km 133 visa controlar velocidade de 80 km/h na rodovia

A partir desta terça-feira, a Departamento de Estradas de Rodagem (DER) inicia a operação de um novo radar fixo no trecho da Rodovia Luiz de Queiróz (SP‑304), em Santa Bárbara d’Oeste. O equipamento está localizado no km 133, no sentido da Rodovia Anhanguera (SP‑330), onde o limite de velocidade é de 80 km/h.

Por que esse radar está sendo instalado?

O trecho em questão até então não dispunha de radares fixos desde novembro de 2020, quando os aparelhos foram retirados devido ao fim do contrato com a empresa responsável.

Durante o período sem radares fixos, a fiscalização era feita com radares portáteis operados pela Polícia Militar Rodoviária.

O novo radar faz parte de um lote de 649 equipamentos a serem instalados em rodovias sob responsabilidade do DER — o que demonstra um esforço mais amplo de fiscalização.

O que muda para o motorista?

A presença fixa do aparelho no km 133 significa maior previsibilidade da fiscalização, o que exige atenção redobrada dos condutores que transitam pelo trecho.

Motoristas que circulam nesse trecho devem respeitar o limite de 80 km/h para evitar autuações.

Mesmo com radar fixo, a eficácia dependerá de sinalização visível e de comunicação clara aos usuários — pontos nos quais ainda há espaço para melhoria.

Pontos positivos da medida

Aumenta a segurança no trecho, dado que fiscalização mais constante tende a reduzir velocidades excessivas, principal fator de acidentes graves em rodovias.

Proporciona maior previsibilidade e uniformidade — com radar fixo, há menos surpresa para motoristas bem informados.

Contribui para o planejamento da gestão da rodovia, oferecendo dados mais consistentes sobre fluxo e comportamento dos usuários.

Críticas e desafios a considerar

A simples instalação do aparelho não garante eficácia plena: é necessária sinalização adequada, manutenção do equipamento e transparência na aplicação das regras.

Motoristas podem sentir que a medida é mais uma forma de arrecadação do que de melhoria na segurança — o que exige comunicação clara por parte do DER para evitar desgaste.

Se várias rodovias instalarem radares sem um plano integrado de educação e engenharia viária, corre-se o risco de deslocar o excesso de velocidade para outros trechos menos fiscalizados.

O que ainda falta saber?

Quais serão os próximos 11 aparelhos que estão em implantação na SP-304 e os critérios para sua instalação.

Se haverá campanhas de conscientização para alertar os usuários da rodovia sobre os novos equipamentos.

Como será feita a divulgação da localização dos radares, o uso de sinalização e o provável impacto imediato no tráfego.

A entrada em operação do radar fixo no km 133 da Rodovia Luiz de Queiróz, em Santa Bárbara d’Oeste, representa um avanço na fiscalização e segurança viária. Mas para que o investimento rend a melhoria esperada, será necessário que os condutores conheçam os novos limites e que o sistema funcione de forma transparente e bem comunicado. A iniciativa é louvável — resta agora garantir que a sua implementação seja eficaz, justa e voltada para a redução real de acidentes, não apenas para autuações.


Você já passou pelo km 133 da SP-304 ou foi autuado? Conte para nós nos comentários — sua experiência pode ajudar outros motoristas a se prepararem!

Da Redação.

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