Trump planeja reuniões para negociar fim da guerra na Ucrânia
Em conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Donald Trump, busca o fim da guerra na Ucrânia

U.S. President Donald Trump and Russia's President Vladimir Putin shake hands as they meet in Helsinki, Finland July 16, 2018. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo Purchase Licensing Rights
Em conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Donald Trump, busca o fim da guerra na Ucrânia. No entanto, ele não revelou quando o telefonema ocorreu nem detalhes do diálogo.
A bordo do avião presidencial, Trump afirmou que pretende manter novos contatos com Putin e que, “no momento apropriado”, deseja se reunir pessoalmente com o chefe do Kremlin. O republicano voltou a reforçar que busca acabar com a guerra na Ucrânia, que se aproxima de seu terceiro ano.
— Estamos fazendo progressos — declarou Trump ao New York Post.
O presidente dos EUA expressou pressa para encerrar o conflito e preocupação com as mortes no campo de batalha.
— Espero que seja rápido. Todo dia pessoas estão morrendo. Essa guerra é terrível para a Ucrânia. Quero acabar com essa maldita coisa — afirmou.
Além da conversa com Putin, Trump revelou que orientou seu conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, a iniciar negociações com representantes da Rússia e da Ucrânia. Segundo ele, ambos os lados demonstraram interesse em um encontro.
— Eles querem se encontrar. Todo dia jovens soldados estão morrendo. Homens jovens, como meus filhos. De ambos os lados. Por todo o campo de batalha — disse Trump.
Na última sexta-feira (7), o republicano já havia indicado que pretende se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima semana.
— Provavelmente me encontrarei com o presidente Zelensky na próxima semana e provavelmente falarei com o presidente Putin — declarou Trump.
Espera-se que Zelensky lidere a delegação ucraniana na Conferência de Segurança de Munique, evento que contará com a participação do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e do enviado especial para a Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg. No entanto, Trump não deve comparecer ao encontro.
Fonte: New York Post.
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.