20 de abril de 2024 11:10
A estação das flores vai durar 89 dias, 20 horas e 37 minutos neste ano. É na primavera e no outono que ocorrem os chamados equinócios (dia igual à noite).

A primavera começa neste sábado (23) no hemisfério sul, exatamente às 3h50.

A estação das flores vai durar 89 dias, 20 horas e 37 minutos neste ano. É na primavera e no outono que ocorrem os chamados equinócios (dia igual à noite). De fato, neste sábado, dia e noite terão exatamente 12 horas de duração cada.

A partir daí, o sol gradativamente estará iluminando mais o hemisfério sul, provocando aumento das horas de insolação, que culminará em 22 de dezembro no Solstício de Verão, quando teremos o dia mais longo do ano.

Segundo o OMA (Observatório Municipal de Americana), administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o céu da primavera apresenta as constelações de Capricórnio, Aquário e Peixes, entre outras. Quanto aos planetas, dois deles estarão plenamente visíveis a olho nu durante toda a nova estação: o gigante Júpiter e suas luas, e a maravilha do sistema solar, Saturno, com seu belo sistema de anéis.

Estrelas binárias, nebulosas e cúmulos estelares são apenas algumas das atrações da nova estação que se inicia. Portanto, oportunidade única para observação.

“O fenômeno das estações do ano oferece, ainda, uma excelente oportunidade para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos, ampliando conhecimentos sobre o planeta em que vivemos”, destaca o astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade.

As visitas públicas ocorrem às quartas e sextas-feiras, em grupos alternados, a partir das 19h, e devem ser agendadas pelo telefone (19) 3408-4800.

Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a programação é automaticamente cancelada, necessitando novo agendamento. A presença de crianças menores de 5 anos na cúpula do Observatório não é permitida, porém elas poderão observar o céu acompanhadas de um adulto responsável por meio dos telescópios externos.

O acesso ao Observatório é pela entrada do Jardim Botânico Municipal, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.

Fonte: Governo de Americana.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading