20 de abril de 2024 10:18
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada na segunda-feira (30), das 8h às 14h, na FAM (Faculdade de Americana).

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada na segunda-feira (30), das 8h às 14h, na FAM (Faculdade de Americana). O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://forms.gle/QXmJoXbGsaMrbwHJ8.

A conferência terá como tema central o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e o subtema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”.

Serão discutidos cinco eixos temáticos:

  • Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência

  • Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas

  • Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência

  • Direito e acessibilidade

  • Desafios para comunicação universal

“As propostas discutidas nas pré-conferências serão apresentadas na conferência e vão ser avaliadas e votadas para a conferência estadual. Todo o processo visa o aprimoramento das políticas públicas de atendimento à pessoa com deficiência”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mary Gonçalves, ressalta a importância da participação da sociedade para o aperfeiçoamento do sistema de proteção à pessoa com deficiência. “O Conselho Municipal, nestes dois anos de existência, teve várias conquistas e a realização desta primeira conferência é uma delas. As propostas darão sequência às discussões e diversas questões poderão ser abordadas e viabilizadas para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência”, diz Mary.

As propostas que serão apresentadas na conferência foram discutidas nas pré-conferências realizadas na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e no CPC (Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual), com a participação dos profissionais, frequentadores e famílias dos atendidos.

Confira a programação da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

8h – 9h: Credenciamento / Coffee Break

9h – 9h30: Mesa de Abertura

9h30 – 9h40: Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)

10h às 12h: Palestras

12h00 – 12h30: Intervalo

12h30 – 13h30: Discussão dos Eixos

13h30 – 14h: Apresentação das Propostas

14h: Eleição dos delegados e Encerramento dos trabalhos

A FAM fica na Avenida Joaquim Boer, nº 733 – Jardim Luciane (região do Jardim Boer).

Fonte: Governo de Americana.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading