O Complexo Usina Santa Bárbara foi palco das mais belas apresentações da música sertaneja no sábado (9) e no domingo (10) no Festival Raízes de Santa Bárbara, com o Encontro de Orquestras de Violas e o 13º Desfile de Cavaleiros e Muladeiros. Mesmo com chuva, a dupla Mayck e Lyan, atração principal do evento, empolgou o público presente.
A realização foi da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Amigos da Arte.
“A administração do prefeito Rafael Piovezan visa enaltecer todas as manifestações culturais. Neste fim de semana a cultura sertaneja, da moda de viola e dos violeiros de Santa Bárbara d’Oeste foi evidencia em uma grande festa. Juntos celebramos a nossa tradição e muitas histórias”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Agradeço a todos os integrantes do Cavaleiros e Muladeiros de Santa Bárbara, das instituições sociais e aos servidores que não mediram esforços para realização de mais um sucesso”, complementou.
O primeiro dia contou com apresentação da Orquestra Piracicabana de Violas, Milton Moraes e Donizete, Comitiva Nalvinha Santos, Orquestra Canto da Viola e Orquestra Barbarense Feminina de Violas.
Já a programação do domingo iniciou pela manhã com o 13º Desfile de Cavaleiros. Cavalos, charretes e veículos seguiram da sede dos Cavaleiros e Muladeiros de Santa Bárbara até o Complexo Usina Santa Bárbara.
Os shows do domingo foram de Guaíra e Guaíba, Orquestra de Violeiros Trevisani Nel Mondo, Orquestra Filarmônica de Viola Caipira e Orquestra Barbarense de Violas.
A Praça de Alimentação foi explorada pelas instituições sociais Associação de Beneficência e Educação – Casa da Criança, Associação Vinde à Luz, Serviço de Assistência Social Meimei S.A.S., Associação de Moradores do Bairro Mollon – Amobam e Associação Assistencial para Melhoria de Vida – AMEV. Além disso, a primeira edição da iniciativa teve 21 artesãos, compondo o espaço da Economia Criativa.