Rodada final da primeira fase do Paulistão Sicredi 2024 guardou emoções para os minutos finais das seis partidas do dia
Com cinco times disputando três vagas às quartas de final e a disputa contra o rebaixamento envolvendo outras três equipes, seis jogos da última rodada da primeira fase do Paulistão Sicredi 2024 aconteceram na tarde deste domingo (10) e, gol a gol, as definições foram acontecendo. No sábado (9), Palmeiras e Santos venceram Botafogo e Inter de Limeira, respectivamente e definiram a liderança geral ao alviverde.
Com os jogos iniciados, Ponte Preta, São Paulo e Novorizontino estavam classificados, enquanto Ituano e Santo André confirmavam o rebaixamento.
Com 9 minutos, Pablo Thomaz abriu o placar para o Guarani que foi a dez pontos e ampliou sua vantagem na luta contra a queda que, com a manutenção do resultado até o fim do jogo, estava definida. Praticamente ao mesmo tempo, Fabrício Daniel marcava para o Novorizontino diante da Portuguesa e colocava a equipe de Novo Horizonte na liderança do Grupo D.
Ferreirinha, aos 19 minutos, porém, marcou e colocou o São Paulo na frente do Ituano e da chave. Pouco depois, aos 27, Zé Carlos empatou para o time de Itu e, se não mudava a sua própria situação, tirava o tricolor da liderança do grupo.
Aos 33 minutos, no entanto, o primeiro drama são-paulino da tarde. Helder marcou para o São Bernardo diante do Mirassol, o time do ABC chegava aos 21 pontos e eliminava a equipe do Morumbis. Este primeiro susto durou apenas três minutos, pois aos 36 Luciano recolocou o São Paulo na frente do placar e nas quartas de final da competição.
Já na segunda etapa, Rômulo marcou aos 7, ampliou a vantagem do Novorizontino sobre a Portuguesa e praticamente garantiu o time do interior nas quartas de final.
Aos 26, Alexiel marcou para o Santo André que, mesmo com a vitória, não escapava do rebaixamento. A Ponte Preta, por sua vez, passava a depender do Corinthians manter o empate contra o Água Santa em São Bernardo do Campo para se classificar. O empate aconteceu, apesar da insistência da equipe de Diadema.
Os minutos finais do confronto em Itu foram o ponto alto da rodada e do drama tricolor. Zé Carlos empatou novamente a partida aos 44 minutos e, com este resultado, o São Paulo estava eliminado. Já aos 48 minutos, Matheus Régis ampliou para o São Bernardo, que se classificava no lugar do tricolor. Lucas Moura, de pênalti, aos 53 minutos, marcou o gol da sofrida e dramática classificação são-paulina.
Desta maneira, a Ponte Preta se classificou para enfrentar o Palmeiras, enquanto São Paulo e Novorizontino fazem o outro confronto das quartas de final. Santo André e Ituano estão rebaixados ao Paulistão A2 Sicredi 2025.
Confira os confrontos das quartas de final:
Grupo A
Santos x Portuguesa
Grupo B
Palmeiras x Ponte Preta
Grupo C
Red Bull Bragantino x Inter de Limeira
Grupo D
São Paulo x Novorizontino