23 de maio de 2024 13:28
Intensa massa de ar frio avança pelo centro-sul e semana termina com mais chuva no RS

Intensa massa de ar frio avança pelo centro-sul e semana termina com mais chuva no RS

Bloqueio atmosférico chega ao seu fim e uma massa de ar frio intensa vai afetar o centro-sul do Brasil, proporcionando uma trégua nas chuvas sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, volta a chover no fim da semana.

Após um fim de semana de chuvas sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, com ocorrência de tornado e volumes elevados, que promovem mais aumento do nível dos rio Jacuí e do Guaíba, uma massa de ar frio intensa vai garantir uma trégua das chuvas sobre a Região Sul até pelo menos o meio da semana.

Alerta RS

️Atenção, novas previsões indicam que o nível do rio Guaíba poderá atingir um novo pico que poderá ultrapassar novamente os 5 metros, podendo chegar a 5,5 metros, dependo das condições meteorológicas.

O ar frio vai influenciar toda a Região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com potencial para a ocorrência de geadas.

Para o fim da semana, há a possibilidade de mais chuvas volumosas sobre o Rio Grande do Sul, migrando para Santa Catarina e o Paraná.

Segunda-feira: frente fria e massa de ar frio atuam na Região Sul

A baixa pressão que se formou entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se encontra no oceano e agora atua como um ciclone extratropical, com sua fraca frente fria sobre o norte gaúcho, o sul e oeste catarinenses. Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio intensifica o frio em todo o Rio Grande do Sul, o sul e oeste de Santa Catarina.

Pela manhã, o tempo fica nublado em todo o estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná, com chuvas de fraca intensidade e chuvisco ainda ocorrendo sobre o norte e noroeste gaúcho e também atingindo todo o território catarinense, o sul e sudoeste do paranaenses. O frio também é destaque, sendo intenso no Rio Grande do Sul, com o ar frio também chegando ao norte de Santa Catarina e ao oeste e sul do Paraná.

Foto – Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira (13) traz chuvas de fraca a moderada intensidade sobre a Região Sul.

No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem em todo o estado de Santa Catarina. Alerta de chuva forte no fim do período no norte do estado. No norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste do Paraná, ainda chove com fraca intensidade ou na forma de chuvisco. No restante do território gaúcho, a nebulosidade diminui e o sol surge entre poucas nuvens. O frio continua com força sobre o território gaúcho e ganha força sobre as regiões catarinenses.

No período da noite, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade no leste do Paraná e no centro-leste de Santa Catarina. As chuvas ganham intensidade entre o fim da noite e a madrugada no norte catarinense e no leste paranaense. Nas demais regiões, mais nebulosidade do que chuva, com chuvas ocorrendo de forma pontual e com fraca intensidade. Uma noite fria se projeta sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná.

Foto – Previsão de chuvas de até forte intensidade no leste de Santa Catarina e do Paraná na noite desta segunda-feira (13).

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo firme, ensolarado e quente. Somente entre a noite e a madrugada que ventos de sul aumentam a nebulosidade e provocam chuvas fraca e chuvisco no leste de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro.

Terça-feira: pouca chuva, mais frio no Sul e mudança no leste do Sudeste

Ao longo da madrugada e na manhã, as chuvas já ocorrem com menor intensidade, mas continuam no centro-leste de Santa Catarina , no sul e centro-leste do Paraná. O tempo nublado se estende para todas as regiões desses estados. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com nebulosidade concentrada no extremo norte e noroeste.

Foto – Temperaturas mínimas de variando de 4 a 10°C no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina.

O frio ganha intensidade com temperaturas abaixo dos 10°C no início da manhã em todo o Rio Grande do Sul, com potencial para formação de geadas de fraca intensidade em boa parte do estado e na Serra Catarinense. Sensação de frio também no estado de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com exceção do norte do estado, onde a sensação fica mais amena.

No decorrer do dia, a massa de ar frio vai avançando, diminuindo a nebulosidade, diminuindo o potencial das chuvas e baixando as temperaturas em praticamente toda a Região Sul. Previsão de chuvas de fraca intensidade somente no centro-leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, com chuvas ocorrendo somente no leste paranaense no período da noite.

Foto – No Centro-Oeste, o tempo firme e quente continua, mas há previsão para o aumento da nebulosidade e queda das temperaturas somente no oeste e sul do Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, o avançado costeira da frente fria e a atuação dos ventos de sul deixam o dia nublado e frio no sul e leste de São Paulo, com ocorrência de chuvas de fraca intensidade.

A massa de ar frio mais intensa até o momento traz potencial de geada em boa parte do Sul do Brasil e até a ocorrência de temperaturas negativas nos pontos mais elevados.

No período da tarde, a nebulosidade aumenta de forma mais tímida em outras regiões paulistas e no sul dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No entanto, sem queda de temperatura ou ocorrência de chuva. A partir do fim da tarde e do início da noite, a mudança atinge o Rio de Janeiro, com chuvas de fraca intensidade, chuvisco e queda das temperaturas.

Quarta-feira: frio e chuva no leste do Sudeste e mais frio no Sul

Começando com o Sudeste. Os ventos de sul e sudeste mais a influência costeira da frente fria, mantém o tempo nublado, com chuva fraca ou chuvisco, e frio no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. O extremo sudeste de Minas Gerais, também tem previsão semelhante mas, sem o potencial das chuvas. A probabilidade de chuva no leste paulista e no território fluminense é maior no período da manhã, com tempo nublado a partir da tarde.

Foto – Temperatura mínimas podem fica negativas nos níveis mais elevados da Serra Catarinense e Gaúcha. Há potencial de geada em praticamente todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina.

No Espírito Santo, o tempo muda a partir da tarde, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva muito pontual. A redução das temperaturas não é tão expressiva, proporcionando apenas um refresco a partir do fim do dia.

Na Região Sul, a massa de ar frio garante o tempo firme e ensolarado em todo o Rio Grande do Sul, na porção central e oeste de Santa Catarina, no oeste, norte e noroeste do Paraná. No norte catarinense e nas demais regiões paranaenses o tempo segue nublado.

O frio se estende em toda o Sul, com potencial para a ocorrência de geadas em todo o Rio Grande do Sul, na região de Serra e Planalto de Santa Catarina.

Na Região Centro-Oeste e demais áreas do Sudeste, o tempo firme e quente predominam.

Quinta e sexta-feira: chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul

A tendência aponta para a formação de um sistema frontal sobre o Rio Grande do Sul, cujo processo tem início na quinta-feira (17) e se estende até a sexta-feira (18), avançando para Santa Catarina e o Paraná somente a partir do fim do dia.

No momento, a previsão de chuvas de moderada intensidade inicia na tarde da quinta-feira (17) no centro, leste e sudeste do Rio Grande do Sul, ganhando intensidade no período da noite.

Foto – Acumulado de precipitação até a sexta-feira (17). Chuvas na Região Sul ocorrem na quinta e na sexta-feira, com acumulados próximos de 100 mm.

Na sexta-feira (18), as instabilidades ganham reforço e abrangência, levando risco de chuvas intensas para toda a metade norte do Rio Grande do Sul. Somente no a partir do fim do dia e noite, que as chuvas passam a migrar para Santa Catarina e o Paraná, onde também há risco de chuvas intensas e tempestades.

Fonte: Tempo.com

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading