23 de maio de 2024 11:44
Inundações repentinas podem atingir o Sul dos Estados Unidos, à medida que mais uma rodada de tempestades severas inunda o solo já saturado.

Inundações repentinas podem atingir o Sul dos Estados Unidos no início desta semana, à medida que mais uma rodada de tempestades severas inunda o solo já saturado. Isso inclui partes do Texas, onde centenas de pessoas foram resgatadas durante chuvas torrenciais na semana passada.

Mais de 13 milhões de pessoas estão sob vigilância de enchentes de segunda (13) a terça-feira (14) em uma extensão que se estende do centro do Texas ao Panhandle da Flórida, incluindo as áreas que já enfrentaram chuvas ao norte de Houston.

Centros metropolitanos, como Nova Orleans, Shreveport, Mobile e Tallahassee, também podem sofrer inundações.

O Centro de Previsão de Tempestades alerta que “fortes tempestades são esperadas hoje no centro e leste do Texas, com potencial para rajadas de vento significativas, granizo de grande porte e possíveis tornados”.

Na semana passada, o Sul foi atingido por várias rodadas de chuva, incluindo fortes tempestades que passaram pelo Texas e chegaram à Louisiana no domingo (12), trazendo granizo e levando o Serviço Meteorológico Nacional a emitir alertas de tornado e enchentes repentinas.

Ventos fortes, granizo de até 10 centímetros de diâmetro e tornados são esperados à medida que essas tempestades avançam na Costa do Golfo nesta segunda-feira (13). Além disso, outra parede de tempestades severas começa a aumentar no leste do Texas e na Louisiana.

As chuvas mais intensas estão previstas do sudeste da Louisiana ao oeste da Flórida. As taxas de precipitação na área podem chegar a 7 centímetros por hora, e, combinadas com as tempestades de domingo, podem atingir até 20 centímetros de precipitação total.

Partes do Sudeste também sofreram com uma série implacável de tempestades severas nas últimas duas semanas, incluindo ventos prejudiciais, granizo e tornados, além de inundações perigosas.

As medições dos rios no leste do Texas e na Louisiana ainda estão altas devido às chuvas da semana passada. O rio Liberty, por exemplo, ainda está em fase de grande enchente ao norte de Houston. Pelo menos outros sete rios em ambos os estados estão em fase de cheia moderada.

Na terça-feira (14), a ameaça muda para o sudeste, e prevê-se que uma área que se estende do Panhandle da Flórida às Carolinas sofra a maior parte das tempestades.

Alerta no Texas

As fortes tempestades que atingem o Texas são apenas as mais recentes de uma série de eventos climáticos severos que assolam o estado desde o início de abril.

Dezenas de tornados atingiram desde o Panhandle do Texas até a Costa do Golfo no mês passado, deixando rastros de casas e empresas destruídas.

Algumas áreas do estado também foram inundadas com granizo, e chuvas persistentes encharcaram o leste do Texas, fazendo com que os rios subissem a níveis nunca vistos desde as enchentes devastadoras do furacão Harvey em 2017.

No fim de semana passado, no condado de Harris, Texas, mais de 200 pessoas tiveram que ser resgatadas de casas e veículos, pois as chuvas fizeram com que os rios transbordassem e as estradas ficassem submersas.

Muitas pessoas tiveram que deixar o gado preso, e mais de 150 animais de estimação foram resgatados nas tempestades, segundo a juíza do condado de Harris, Lina Hidalgo, em entrevista à CNN.

Poucos dias antes, algumas comunidades ao norte de Houston registraram chuvas equivalentes a quase dois meses, o que levou a evacuações e resgates na água.

As chuvas consecutivas deixam a região especialmente vulnerável a inundações repentinas, uma vez que os rios já estão cheios e os solos têm pouca capacidade de absorver mais água.

Fonte: CNN

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading