15 de abril de 2024 22:07

DCIM100MEDIADJI_0295.JPG

Em março de 2023 o DAE de Santa Bárbara d’Oeste colocou em operação a nova Estação de Tratamento de Lodo – ETL - e o município passou a contar com 100% do principal resíduo que é gerado no processo de tratamento da água tratado e descartado conforme leis ambientais.

Em março de 2023 o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste colocou em operação a nova Estação de Tratamento de Lodo – ETL – e o município passou a contar com 100% do principal resíduo que é gerado no processo de tratamento da água tratado e descartado conforme leis ambientais. Investimento de R$ 4 milhões que resultou em um ganho significativo para o meio ambiente e nas ações de redução de perdas de água.

Construída anexa a Estação de Tratamento de Água – ETA II, na Vila Aparecida, a nova ETL trata em média 20 toneladas do lodo gerado na ETA II, porém, sua estrutura conta com modernos equipamentos e tanques suficientes para o tratamento de até 25 toneladas de lodo por dia. Em conjunto com a ETL já existente na ETA IV, instalada no Jardim Souza Queiroz, Santa Bárbara tem 100% desse lodo tratado.

O processo consiste na desidratação adequada do lodo que é enviado para sua disposição final em aterro sanitário específico, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente. Parte da água desse lodo retorna para as etapas de tratamento e o restante para o reaproveitamento na limpeza dos filtros, num processo de recirculação da água, ou seja, contribuindo assim com as diversas ações de redução de perdas hídricas que o DAE barbarense vem executando em todo o sistema de abastecimento de água do município. Benefício conquistado com recursos próprios do Município e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) / Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: Marcos Danilo Rodrigues/DAE/SBO.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading