15 de abril de 2024 22:43
Netanyahu diz que Lula 'cruzou linha vermelha'. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também reagiu e chamou as declarações do presidente brasileiro de infundadas: 'distorção perversa da realidade'.

Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também reagiu e chamou as declarações do presidente brasileiro de infundadas: ‘distorção perversa da realidade’.

O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, anunciou neste domingo, 18, que o embaixador do Brasil no país será chamado para uma reprimenda após as declarações de Lula comparando as operações em Gaza ao extermínio de judeus promovido por Hitler.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e sérias”, escreveu Katz no X, o antigo Twitter. “Ninguém prejudicará o direito de Israel de se defender. Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã.”

Como mostramos, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também se manifestou sobre as declarações de Lula:

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, escreveu o primeiro-ministro israelense no X.

A declaração de Lula foi feita neste domingo durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.

O presidente voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

FONTE/CRÉDITOS: G1

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading