Os criminosos encontraram uma nova maneira de aplicar golpes nos consumidores brasileiros. O novo golpe consiste na alteração dos boletos e do QR Code do Pix para que os valores sejam depositados nas contas de laranjas. Assim, como a alteração ocorre apenas no código de barras, os consumidores acreditam que o boleto é verdadeiro e acabam realizando o pagamento para contas erradas.
O Edital Concursos Brasil diz que o golpe é possível decido a nova atualização da ferramenta “Reboleto”, permitindo que os criminosos editem o Pix e o QR das contas. O método foi identificado por especialistas da empresa Kaspersky no Brasil, especializada em segurança virtual. Com o Reboleto, os usuários conseguem editar qualquer e-mail, incluindo os arquivos PDF enviados.
Segundo a empresa, a única forma que o usuário possui de se prevenir do golpe é identificar a alteração na hora do pagamento, isso porque o golpe não infecta o computador ou celular do usuário. Além disso, Assolini explica que o processo fraudulento é realizado de forma manual, após o acesso dos criminosos à caixa de correio do usuário.
Leia mais na página do Edital Concursos Brasil.